domingo, 6 de maio de 2018

O Fluminense(Et al)e o campeonato(e os outros campeonatos)


Agora que parece que o Fluminense engrena,fala-se na venda de jogadores.No Vasco a venda de Paulinho causa estragos.São jogadores promissores que são vendidos para resolver problemas financeiros que os dirigentes não solucionam.
Agora,no Fluminense e no Vasco um outro complicador aparece:o balanço obrigatório  não exibido e isto lança mais dúvidas sobre a situação dos clubes e dos jogadores.
Os clubes produzem trabalhadores de alta qualidade e como em outras profissões brasileiros altamente qualificados vão enriquecer os países hegemônicos do G8 e alguns dos seus satélites e competidores,como Ucrânia e a China respectivamente.
Quer dizer,os países em desenvolvimento já se exploram mutuamente.Uns crescem às custas dos outros.E o futebol é frente neste processo de usurpação.
Lembro-me das teorias de Pasolini sobre a inimizade e o conflito entre os pobres,cujas diatribes são provocadas por grandes nações e grandes grupos corporativos que se valem disso para obter mais hegemonia.Divide ET impera  dizia o rei francês Luiz XI.
Mas os objetivos principais da atividade criativa e sua conseqüência  profissional são ultrapassados ilegitimamente por interesses pessoais e nacionais.O brasileiro vai perdendo cada vez mais controle sobre seu país ,no presente e no futuro.A desnacionalização,através do futebol ,vai progredindo sem que os brasileiros reajam.
Para repatriar este jogadores o Brasil terá que fazer algo maior do que estes países.Ou seja,o referencial do Brasil,para mudar,é cada vez mais o estrangeiro,em vez de ser o próprio Brasil mesmo.
O Fluminense  e o Vasco  produzem ótimos jogadores,reagem a desmontes e não adianta nada porque são obrigados a se desfazer daquilo que produziram.E não me venham com esta de que isto paga o sacrifício,porque se estes jogadores tivessem a sua vida esportiva no Brasil como de direito e de dever,muito mais recursos financeiros poderiam não só ajudar o futebol como o país,a nação.
E o torcedor,como eu,como fica?O Fluminense está com chance no campeonato brasileiro,está crescendo e já se fala em novo desmonte,em novas propostas pelos jogadores.De que serve lutar,torcer,acreditar diante de um quadro assim,que não é só o do futebol,mas de outras profissões?

Nenhum comentário:

Postar um comentário