segunda-feira, 23 de abril de 2018

O Fluminense e o campeonato brasileiro


Pausa porque ninguém é de ferro


Eu sempre quis expor esta “ teoria” aqui.O Fluminense(e o Botafogo)são times de “ resistência”,quero dizer o Fluminense sempre foi um clube de times bons e guerreiros.Os times de massa,como Vasco e Flamengo, não podem ser times “ compactos”,digamos assim,porque são forçados,pelas torcidas, a jogar sempre para a frente.Quando é preciso recuar não é admissível.
Penso que a incompreensão desta verdade(fora a má gestão do Eurico)é o que tem prejudicado o Vasco,já rebaixado três vezes(kkkk!).Porque o campeonato brasileiro de pontos corridos(e  aqui já coloco a minha teoria)é um verdadeiro campeonato,na própria expressão do termo.Ele não é um torneio,mas um campeonato de fato e como tal ele exige resistência.Exige mais coletivo e harmonia dos times do que jogadores.Jogadores excepcionais sempre farão a diferença,mas mesmo eles precisam se harmonizar num coletivo(como sempre).
Não dá para jogar na frente  o tempo todo,pois as contusões e o desgaste são imensos.É melhor dosar as forças,dosá-las neste coletivo.
O Fluminense ganhou dois campeonatos neste formato,esportivamente justo,mas emocionalmente frio, por causa disto.E em duas ocasiões,ano retrasado e na época da compra imprudente e inútil do Ronaldinho gaúcho,o Fluminense adquiriu “ encaixe”.
No primeiro caso ,as contusões e a falta de banco(sem falar nas vendas de jogadores),desbarataram o time.No segundo caso,como eu já expliquei em outro artigo,Ronaldinho desmontou o equilíbrio do time.O Fluminense jogou com o Atlético Paranaense no Paraná e ganhou jogando nos trinques,mas ao enfrentar  o Vasco desandou.
A diretoria e a comissão técnica do Fluminense têm que atentar para estes fatos e para estas teorias.
Cada pessoa,cada clube e time ,possuem as suas psicologias.Há pessoas velocistas,outras “ fundistas” e muitas “ fundistas com barreiras”.Para cada um deles há que se aplicar um método adequado.
Bibi Ferreira disse uma vez que evitou os achaques de diretores teatrais  ansiosos,demonstrando que o método é diferente do produto final.O fato de uma pessoa ser lenta não quer dizer que ela não seja capaz  de se desincumbir de suas tarefas.Basta aplicar nos ensaios e treinamentos um método adaptado para que a pessoa chegue a seus objetivos,que não são rápidos ou lentos,mas adequados.
Um time de  resistência bem treinado pode enfrentar um time em eventual superioridade técnica(porque as coisas mudam com o tempo),como fez o Fluminense ontem com o Cruzeiro(NENSE!).
Uma atriz bem ensaiada pode fazer um Shakespeare sem problemas,porque  para isto ela não precisa correr,nem o time.



Nenhum comentário:

Postar um comentário