quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018

Algumas noções de democracia para quem está nas redes



A democracia é forte porque ela admite o antagonismo.A postura totalitária de alguns regimes no século XX,à esquerda e à direita,quiseram-na fraca e obrigaram a sociedade a um monolitismo falso,porque os homens são desiguais(Locke).Por esta razão o socialismo ,às vezes,se identifica com estes totalitarismos e com a religião,na medida em que busca uma “ congregação”,supostamente viável,dos homens, e que acaba por funcionar como um modelo repressivo.
Por isso eu prefiro o termo “ Social-democracia” ao “ socialismo”.Este debate semântico foi importante na Europa e notadamente na Espanha.Sigo o pensamento da discípula de Lukács ,Agnes Heller,que não gosta de “ ismos”,socialismo,comunismo,cristianismo,porque diluem o individuo real.
No caso de cada “ ismo” é exigível lhe impor limites.O cristianismo não é,de plano,um totalitarismo,mas tem este potencial revelado várias vezes na história,inclusive agora no Brasil(Crivella).Quando a religião,se vendo como maioria,entende que tem o direito de governar,ela se porta como tal ,através do conceito de teocracia.
As maiorias sempre foram prejudiciais,mas quando em 1933 os alemães elegeram Hitler e ele implantou uma ditadura com base nesta “maioria eleitoral”,o grande segredo foi descoberto para implantação de formas várias de ditadura.
A democracia não se define pelo predomínio da maioria,mas da representação,mesmo das minorias(por isto eu sou parlamentarista[este regime apura melhor as divisões de pensamento na sociedade]).
A democracia,acrescente-se não é sozinha,mas obrigatoriamente ligada ao direito.Não há democracia sem direito,sem regra, e não há democracia sem liberdade.E como diz Kant “ não há liberdade sem direito(sem regra)”.
Desde o século XX se entende a liberdade(e a democracia)como a manifestação da vontade do mais forte(eleitoralmente claro),mas a liberdade é a vontade incondicionada (Kant de novo),movida pelo dever.
Eu não morro de amores pelo governo ou por Temer,mas,por estas razões ele tem uma responsabilidade frente ao cidadão,mesmo aquele que não o elegeu(ninguém o elegeu[mas o PT botou ele lá]).Ele me representa juridicamente,constitucionalmente e tem que cumprir as suas obrigações a isto atinentes.
Qualquer critério divisivo racha  a cidadania.Racha o direito e a liberdade.A esquerda utiliza conceitos divisivos contra a democracia,porque,como a direita,afirma que leis e regras atrapalham  a libertação dos oprimidos da miséria,mas não houve melhora na condição de ninguém nos regimes baseados nestas idéias abstrusas.
Carlos Nelson Coutinho,que defendia  relação do socialismo com a democracia,e com o estado de direito,afirmava que a lei e a democracia são contra a burguesia e a direita.Gostava,inclusive,de citar uma frase constante do “ Dezoito Brumário”,de Marx, dita por  um político famoso na época( que Carlos Nelson comparava a Orestes Quércia)Odilon Barrot:”La legalité nos Tue”,que quer dizer:”A legalidade nos mata”.A democracia mata o extremista,mata o radical(mata a burguesia),que finge saber resolver o problema social,mas só “ constrói” ditaduras.
Há paises que superaram condições de miséria sem ditaduras ou cataclismos e este é o caminho.
Com estes fundamentos nós precisamos dizer aos que usam as redes e a internet que é imperativo respeitar o pensamento diferente.O princípio do “ império da lei” foi enunciado,entre outros,pelo advogado católico Thomas More(decapitado depois por Henrique VIII).Perguntado certa vez se daria chance ao diabo de agir ele disse que como democrata (no tempo dele)e seguidor da Lei ,daria,porque se ele reprimisse sem motivo o diabo,seria igual a ele.O mal se combate com a lei e não com o mal.Muita gente acha que porque a vida é dura o melhor meio de ensinar é reproduzir esta dureza.Então se na vida há o forno crematório o melhor meio de mostrar a verdade à criança é jogá-la nele...
O mal se combate com o esforço para superá-lo,não o imitando.
Querer reprimir as redes é fomentar ditaduras.Nós vemos truques baratos destes tiranetes do cotidiano,distorcendo a democracia.
Eu fiz uma crítica rápida ao pensamento católico de direita de Leandro Karnal e recebi no meu facebook frases do dito cujo dizendo que “apesar da repressão,ele continuaria manifestando o seu pensamento”,quando eu apenas discordei,democraticamente ,das suas propostas.Não defendi a censura de seu pensamento.
Os analfabetos funcionais da internet têm que aprender que quando alguém discorda do seu pensamento não o está censurando.Se você é democrático deve ouvir quem pensa diferente.Se não ouvir e não reconhecer,provavelmente é um ditador;pequeno,mas é.
O ditador não aceita que o outro o convença do seu erro e por isso cria justificativas de repressão.O que rola no Brasil hoje é isto e na internet também.Propostas de censura jogam água no processo de construção da ditadura ,o que é perfeitamente visível hoje em nosso país.

Nenhum comentário:

Postar um comentário