sábado, 13 de janeiro de 2018

O patrono da educação brasileira não é Paulo Freire,mas Anisio Teixeira



Paulo Freire integra o marxismo brasileiro na educação,mas foi Anisio Teixeira  quem analisou o Brasil como um todo.Além do mais não se pode caracterizar um educador completo apenas por um método de alfabetização,que por mais bem motivado que seja,expressava uma idéia de classe e não uma idéia de Brasil,um projeto para o Brasil.
Esta minha avaliação de dois educadores segue o método que eu estou paulatinamente colocando aqui nos meus artigos.
A solução do problema nacional não reside somente em resolver o problema da exploração capitalista,que é realmente um baita problema.A opção preferencial pelos pobres deve estar sempre na cabeça do homem de bem e do articulista e analista,mas todas as classes devem entrar no estudo pedagógico do Brasil.
 Somente uma visão de conjunto do país,com a relação entre as classes, será capaz de apontar um caminho de desenvolvimento e nisto a educação ocupa evidentemente um papel decisivo,sendo este um clichê mais do que justamente repetido.
Anisio havia proposto uma universidade brasileira que consagrasse todos os brasileiros.Propôs também uma equiparação,idéia excepcional,entre o trabalho manual e o intelectual,criticando a sua horrível disparidade.
Este raciocínio naturalmente atinge as relações de gênero ,homem e mulher,havendo mais do que necessidade de igualar o trabalho da mulher com o do homem,para que ela se livre do patriarcado.
Estas formulações é que  mostram a estrada de um projeto nacional,que se iniciou em 1930 e que tem como seu prócer mais importante no campo da pedagogia  Anisio,não  Paulo Freire.
Cabe falar também que Anisio seguiu John Dewey ,um empirista americano,supostamente liberal mas que tinha vinculações muito seguras com o socialismo,com uma visão de inclusão total  igualitária de todos no processo educacional.
Ressalte-se quanto a Dewey e Anisio que esta postura empírica é a melhor,pelo menos na abordagem de uma pedagogia  em geral,não sendo uma boa decisão usar teorias,porque nenhuma delas é capaz de dar conta do problema educacional como um todo,só se aplicando a determinadas finalidades e objetivos.
Aqui ,na época da ditadura,que perseguiu Anisio,se impôs a figura de Piaget(sem ninguém tê-lo consultado,como pensa um filósofo auto-arrogado aí do youtube),mas não pela esquerda e sim pela direita,então no poder,para,com o sócio-construtivismo manter a juventude despreocupada dos estudos  e interessada tão somente nos ganho materiais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário