terça-feira, 2 de janeiro de 2018

O guia o politicamente incorreto

Einstein de novo


Uma interessante questão da famosa equação E=mc²  é que ela pode ser escrita assim:E=m˳c².Porquê?Porque esta é a notação do corpo em repouso,m˳,massa em repouso.Ora  como pode ser isto no âmbito do átomo em que  eles supostamente se movimentam o tempo todo?
É porquê esta fórmula se refere ao processo de resposta de Einstein para o problema da relatividade restrita,na mediação do plano.Como dissemos ,quando Michelson-Morley,em 1895, mostraram a invariabilidade da velocidade da luz,que era o que não se esperava,Einstein pode começar a formular a sua teoria da relatividade restrita,que embora já considere o espaço/tempo(por isso a importância da matemática do espaço/tempo de Lorentz e Minkowski),se situa na relatividade galileana,ou seja,na queda dos corpos sem atrito.
Vejamos o exemplo abaixo,tirado de “ Cosmos” de Carl Sagan:






Supondo que o objeto da rua de cima,um carro,viaje a 50 km e já esteja próximo da esquina e um outro na outra rua,viaje a 30 e esteja bem longe e supondo ainda mais que se tivesse a experiência de 1895 dado certo,com a velocidade da luz se movimentando com o corpo ,haveria ,no mínimo,uma impressão de acidente,porque a imagem do primeiro chegaria aos olhos do segundo.
Mas a luz não varia e a relatividade de Galileu demonstra que um corpo que sofre atrito está em repouso(m˳).Assim,num exemplo complementar,supondo que as duas bolas acima são dois carros com um passageiro,a velocidade deste último se junta à do carro(relatividade).Ele está em repouso.
Se não varia a luz,um corpo está  em repouso e só um varia,como se pode associar a união de todas as forças(Maxwell) com a massa no vácuo do espaço sideral,já que lá não há éter incolor e inodoro como todos aguardavam?É porque lá não há vácuo,há matéria,massa(agora m[em constante movimento]) que se transforma em energia.
O que muda, o que varia é o tempo,no plano da terra.A pergunta de adolescente de Einstein foi :e se um corpo(m) se mover à velocidade da luz?O tempo no plano da terra,a baixas velocidades varia pouco,mas no universo sim,cheio que é de grandes distâncias.
Esta é a resposta na relatividade restrita,pressupondo dois corpos relacionados(Galileu).Mas e a gravidade,como se explica?Aí é o caminho da relatividade geral.Se um corpo atrai outro na proporção exposta por Newton e  a matéria se transforma em energia,todo este contexto em que não há vácuo também deve ser retorcido pela gravidade.


O martelo e a pena a experiência de Galileu na lua


Como se vê acima a experiência sugerida no século XVII por um Galileu velho foi feita por um astronauta da Apolo XV em 1971.É de tirar lágrimas dos olhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário