sexta-feira, 19 de maio de 2017

A economia politica e a crise



A economia sempre foi politica.De uns tempos para cá o termo economia designa algo que não existe,uma ciência econômica “ objetiva”.Não são técnicas,discursos,arranjos econométricos que vão superar esta crise social de desemprego,a maior de nossos  tempos e CAUSADA PELO DESGOVERNO LULA/DILMA.
O que vai na cabeça dos radicais que querem Lula de volta é o esquema ultrapassado de “ O Capital” de Marx segundo o qual basta investir no “ único” setor produtivo,a classe operária,para debelar a crise.
O velho esquema do Prefácio decorado de 1857 e ultrapassado(também)justifica supostamente de maneira “científica”,a volta de Lula,em eleições diretas.
Contudo não é assim não.A economia é  a “ expressão concentrada da política” dizia Lênin.Ela expressa a disposição das classes e setores de classes no jogo político.
A divisão de classes prejudica o desenvolvimento da nação em favor de uma minoria e em detrimento da maioria  explorada.
A luta de classes reivindicatória de direitos põe em xeque este esquema que conduz a crises e desequilíbrios.
A vida e a história provam que quanto mais homogeneidade dos interesses nacionais mais fácil é para solucionar tais desequilíbrios.
Esta é uma lei que vai além da ética.Se Stálin tivesse feito o seu expurgo no exército em cima da invasão alemã de 39 ele teria perdido a guerra,mas tendo feito antes pode reorganizar a força armada ,que estável,defendeu a nação,sem divisões internas.
Numa situação econômica de desequilíbrio,por pior que seja um governo,como é o de Temer,a estabilidade,ajuda a melhorar os indices.Como a questão ética é importante,a denúncia contra ele deve levá-lo o mais rápido possível para fora do governo,se ele tiver grandeza para tanto.E a base da grandeza desta decisão é manter esta estabilidade.Se ocorrer ,de novo,aquele processo todo de impeachment,estamos todos num barco em chamas.
A melhor solução é o da constituição:um mandato resultante de um pacto político que coloque não Rodrigo Maia,mas alguém que não tenha ligação com este imbroglio todo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário