domingo, 9 de abril de 2017

Trump e a Rússia



Era lógico que a admiração pessoal de Trump por Putin iria sucumbir diante da lógica do processo de politica internacional.Que tipo de colaboração os dois podem ter,existindo uma crise como a da Síria?E com a Europa no meio?E com a Real politik sempre predominando?
Trump achou que as duas nações engrandecidas fariam o seu papel controlador no mundo?Foi daí que eu tirei a idéia de que Trump pensava muito mais em termos empresariais e não conhecia politica internacional.
Continuo nesta linha,porque o que ele fez ,a retaliação,era óbvio diante de crianças respirando gás sarin.Isto só ajudou aos Estados Unidos e à sua imagem.Mas e daqui para a frente?
Não adianta só culpar,com uma certa razão,o governo Obama,que na falta de força de paz  da ONU,deveria ter invadido o país ,é preciso ter uma estratégia,já que a de “ forças de paz” não foi aceita.Se o governo não aceitou(e a Rússia)porque ficou parado?Agora Trump vai colher estes frutos,que poderiam ser dos democratas,porque ele já foi em grande parte  legitimado.
Não ficou clara a vantagem estratégica militar de matar criança com gás e é lógico também que esta atitude foi uma provocação para os americanos participarem,mas sem ampla capacidade de manobra.Os Estados Unidos estão sendo manipulados.Se têm legitimidade não podem se aprofundar,com o risco de se atolar neste lodaçal.
Uma saída diplomática?Qual?Aceitar o ditador da Síria?Continuar neste jogo de gato e rato com a Rússia?Só favorece esta última.Tudo isto enfraquece o governo de Trump.
É (ou era)o momento de as forças pacifistas retomarem a necessidade de intervenção, humanitária,pelo menos,das forças de paz ,o que seria o gérmen do lançamento de uma politica pacifista,que pelo menos preservasse as pessoas e começasse a minar as bases da real politik,que está na crista da onda sempre.
Toda a crise apresenta grandes oportunidades e esta,agora,é uma delas.Agora é hora do internacionalismo.Mas onde estão as forças politicas capazes de pensar teoricamente isto?

Nenhum comentário:

Postar um comentário