sábado, 26 de novembro de 2016

Fidel Castro



Morreu Fidel Castro!O dia chegou!Uma época se vai!A morte desta figura histórica nos dá a medida desta desolação dos dias de hoje.Eu sou de uma época em que o mundo era como um tabuleiro de xadrez em que o bem e o mal se digladiavam.No final,esperava-se a utopia,a resolução de todos os problemas,a felicidade final da humanidade.
Ainda me lembro do dia da morte de Allende.Um jornal extra na Globo relatou em poucas e secas palavras que Allende se havia suicidado com um “ rifle dado por Fidel Castro”.A minha tristeza só se transformou em alegria quando fui acordado de manhãzinha,no dia 25 de Abril,por minha mãe,que recebera um ligação de meu pai,relatando a Revolução   dos cravos em Portugal.
O mundo era assim,não esta resignação de hoje.E Fidel era como um farol de sucesso do socialismo,para nós.Tudo podia  cair mas ele estava lá ,” impecável”,firme,tentando fazer desenvolver o socialismo.Nós o estudávamos,analisávamos a sua prática e mantínhamos a esperança.
A minha apreciação deste ícone depende muito dos fundamentos teóricos ,que eu tenho exposto em “A Ponte”.Não existe uma revolução comunista nacional.Os impasses e descaminhos da “ Revolução Cubana” são os mesmos,mutatis mutandi,da “Revolução Russa”,cujo revérbero ela aproveitou.O momento crucial de Fidel pode ser resumido na conversa,histórica,que ele teve no aeroporto de Havana com Che Guevara,depois deste ter chegado da viagem longa que fez.Guevara ,como é sabido,acusara ferozmente a URSS e a China de fazerem o jogo do imperialismo.Isto fez com que URSS exigisse a saída de Guevara e foi isto o que Fidel disse ao Che num reservado do aeroporto.
A idéia de Che era fazer a revolução internacionalista que está no marxismo,para salvar a Revolução Cubana ,que era apenas um seu elo.Contudo as opções Fidel se reduziam a uma:tornar Cuba dependente da URSS,e não transformá-la num país industrializado,como queria o Che(e Fidel?).
Tudo o mais deriva desta decisão e desta conversa.Um país socialista dependente inevitavelmente cai num autoritarismo,de feições marcadamente totalitárias,pois uma idéia é imposta de cima para baixo à sociedade.
É neste sentido,mas também dentro do programa generoso do socialismo(pelo menos em palavras e teoria)que se deve entender a vida de Fidel e os caminhos de Cuba e sua Revolução:se de um lado as restrições ao direito de expressão são muitas,por outro as garantias sociais são muitas também,pois nenhuma criança dorme na rua.
É o impasse teórico do socialismo:proteção dos direitos materiais em detrimento dos espirituais e axiológicos.Qual seria então o seu legado?Para nós que ficamos,o de sempre:associar estas duas mediações,liberdade e direitos materiais para que a utopia viceje e vença.

sexta-feira, 25 de novembro de 2016

Os rumos do governo Temer



O governo Temer,que eu sempre disse que era de transição,está tomando um rumo indesejável.Não se vê proposta para acabar com o desemprego;as metas sociais não existem;só propostas de direita e agora  nós vemos esta articulação para por um fim nas investigações.
Sempre afirmei a legitimidade deste governo e a necessidade de encará-lo como um mal menor diante da crise que o PT armou,mas isto não significa de forma alguma que o governo Temer se tornou santo .
Há que investigar tudo, o PSDB,o PMDB,o PT,a política brasileira como um todo e isto não seria diferente em relação ao governo.
Geddel já é o sexto ministro que cai por  algum tipo de desconfiança e agora o próprio Temer sofre respingos,grossos,como chuva de granizo.
Como cidadão vejo que a política brasileira não está preocupada até agora em debelar  a situação social de crise que faz sofrer pais de família no Brasil.De um lado o PT ,com fora Temer,querendo por de novo Lula na presidência,alguém que está pleiteando isto por conveniências do Partido,quando deveria reformular a esquerda.A ponta do nariz é o que o PT enxerga.
De outro lado este governo mal amarrado ,sem compreensão do seu papel e que,por isso parece estar se enredando e enredando o povo brasileiro.

domingo, 20 de novembro de 2016

Cruz e Souza



No dia da consciência negra quero falar sobre um dos meus artistas preferidos e que encerra na sua biografia um caso(ou vários casos)de preconceito e excludência:o poeta Cruz e Souza.
Um homem intelectualmente superdotado e que por isso recebeu uma educação esmerada.Falava três idiomas,inclusive um antigo,o latim ,e que se notabilizou por ser um poeta simbolista maior do que muitos europeus,segundo a opinião do crítico Andrade Muricy,que na sua antologia dos poetas brasileiros o colocou num patamar superior a um Verlaine,por exemplo.
Mas o caso de excludência a que eu me referi foi o fato de que Cruz e Souza  passou num concurso para procurador em Laguna ,Santa Catarina,sendo recusado por ser negro.Viveu uma vida de pobreza e de intensa depressão por causa da perda dos quatro filhos,mortos em razão da tuberculose,doença que o mataria também.
É uma das cenas mais injustas da história do Brasil,da relação com os seus artistas autênticos,o último dia de Cruz e Souza,saindo de trem para a sua terra natal,já com tuberculose avançada,chorando pelo não reconhecimento de seu extraordinário valor,como pessoa e como artista.
Até mesmo o movimento negro o acusava (e quiçá o acusa)de não ter participado do abolicionismo,coisa que não é verdadeira,porque ,dentro das suas possibilidades manifestou contrariedade,nos jornais em que trabalhou,pelo modo ,lerdo,que a monarquia tratava o problema da emancipação dos negros.
Cruz e Souza critica ,à propósito disto,a figura de Machado de Assis,este mais aculturado às elites,mas não menos importante e valoroso para o Brasil.
Isto é,dentro das suas imperfeições,que são as de todos,Cruz e Souza é chamado por mim aqui para servir de homenagem à raça negra neste dia 20 de novembro,que cultua um lutador como Zumbi,o qual tinha imperfeições igualmente:Zumbi possuía escravos e era cruel com eles.
Demonstrei inúmeras vezes que  não sou contra este dia 20 de novembro,mas acho que não se deve deixar de lado o treze de maio,que foi uma dada também conquistada pela luta dos negros,pelos jornais e nos quilombos,nas diversas áreas de resistência.
Focalizar só em Zumbi diminui o impacto e a importância histórica de se discutir a questão da escravidão no Brasil,instituição imposta aos negros e que é a responsável pelas mazelas que ainda hoje imperam em nosso país.
Nós sabemos que o Brasil não vai se desenvolver se não incluir de vez a sua população pobre no processo social e econômico e no interior desta população avulta em  significados a raça negra,co-colonizadora e co-construtora do Brasil,junto com as outras raças formadoras.
Este conceito de co-colonização foi construído por Manoel Querino,grande intelectual popular da Bahia,que serviu de base a um dos grandes personagens negros da literatura brasileira, o Pedro Arcanjo,de Jorge Amado ,em “ Tenda dos Milagres”.
Assim sendo,de forma crítica, nós homenageamos a raça negra,neste dia.Axé.

sábado, 19 de novembro de 2016

A prisão dos governadores



Será um fato histórico isto que aconteceu esta semana?Para mim só se tornará um fato histórico se todos os que têm culpa no cartório forem presos.Não há mais volta.Neste sentido eu entendo que embora o juiz Sérgio Moro tenha razão  em fazer o que faz,a sua balança da justiça não pende para o PSDB.
Há algum tempo atrás eu disse que Temer era inevitável,mas havendo razões para investigá-lo,não há porque não fazê-lo.
Nos Estados Unidos o famoso Washington Post se recusou a fazer uma investigação tão acurada no caso “ Irã-Contras”,quanto o fizera no caso “ Watergate”,alegando que isto poria em risco os fundamentos da nação.Ou seja ter dois Presidentes impeachados desmoralizaria o país.
Este tipo de raciocínio é válido?Há que deixar de lado o direito para preservar a política?Creio que não,pois o que sustenta um país e a política é a verdade das relações,o cumprimento do certo e do errado.
Razão porque existem motivos para investigar Aécio,o PSDB,Temer ,Renan e enquanto isto não for feito não se pode falar que o momento é histórico.
O juiz Sérgio moro abriu a caixa de Pandora e não sabe quando vai fechá-la.Mas nitidamente ele tem preferências.Talvez ele ache que possa fechá-la quando quiser,mas isto não vai ser possível porque é o sistema de corrupção todo que ele terá que analisar  e isto também pode conduzir o país a mais acefalia,pondo o regime,nos seus fundamentos,em perigo.E aí  a pergunta retorna:vale a pena?Claro que vale,mas é preciso investigar todos.

segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Não é só bancada da bala ,é o direito civil



A atual onda de crescimento da direita no Brasil não se faz sentir só no plano do direito penal,com a menoridade penal e outros temas,mas também no plano do direito civil e comercial,onde o capitalismo tem armas tradicionais para dominar as chamadas classes subalternas.
Não sei porque a esquerda não trata destes problemas.Aliás eu sei:direito penal dá mais ibope,mas o direito civil e o comercial são muito mais letais ,porque mais duradouros.
Com os erros do PT,com sua estratégia de conciliação de classe,muita pessoas,inclusive das classes subalternas,obtiveram,pela primeira vez,crédito dos bancos.E por isso estão endividadas.
Dentro desta situação processos típicos do capitalismo selvagem ,expostos em livros e romances do século XIX(como “Os Miseráveis de Vitor Hugo”) estão voltando,como imóveis como garantia de empréstimos;como uma indústria  do endividamento,associada aos tribunais e no futuro ,a prisão por dívidas pode retornar,porque existem setores que querem fazer do Brasil algo mais atrasado do que a antiga Roma.
A proteção social dos cidadãos está correndo um risco sério e a culpa,tenho dito e vou repetir ,é dos erros da esquerda,permitindo que a direita prometa,externamente,um mundo melhor,mas no subterrâneo ,violência e brutalidade,inclusive dentro da legalidade,dentro do direito.