sábado, 26 de novembro de 2016

Fidel Castro



Morreu Fidel Castro!O dia chegou!Uma época se vai!A morte desta figura histórica nos dá a medida desta desolação dos dias de hoje.Eu sou de uma época em que o mundo era como um tabuleiro de xadrez em que o bem e o mal se digladiavam.No final,esperava-se a utopia,a resolução de todos os problemas,a felicidade final da humanidade.
Ainda me lembro do dia da morte de Allende.Um jornal extra na Globo relatou em poucas e secas palavras que Allende se havia suicidado com um “ rifle dado por Fidel Castro”.A minha tristeza só se transformou em alegria quando fui acordado de manhãzinha,no dia 25 de Abril,por minha mãe,que recebera um ligação de meu pai,relatando a Revolução   dos cravos em Portugal.
O mundo era assim,não esta resignação de hoje.E Fidel era como um farol de sucesso do socialismo,para nós.Tudo podia  cair mas ele estava lá ,” impecável”,firme,tentando fazer desenvolver o socialismo.Nós o estudávamos,analisávamos a sua prática e mantínhamos a esperança.
A minha apreciação deste ícone depende muito dos fundamentos teóricos ,que eu tenho exposto em “A Ponte”.Não existe uma revolução comunista nacional.Os impasses e descaminhos da “ Revolução Cubana” são os mesmos,mutatis mutandi,da “Revolução Russa”,cujo revérbero ela aproveitou.O momento crucial de Fidel pode ser resumido na conversa,histórica,que ele teve no aeroporto de Havana com Che Guevara,depois deste ter chegado da viagem longa que fez.Guevara ,como é sabido,acusara ferozmente a URSS e a China de fazerem o jogo do imperialismo.Isto fez com que URSS exigisse a saída de Guevara e foi isto o que Fidel disse ao Che num reservado do aeroporto.
A idéia de Che era fazer a revolução internacionalista que está no marxismo,para salvar a Revolução Cubana ,que era apenas um seu elo.Contudo as opções Fidel se reduziam a uma:tornar Cuba dependente da URSS,e não transformá-la num país industrializado,como queria o Che(e Fidel?).
Tudo o mais deriva desta decisão e desta conversa.Um país socialista dependente inevitavelmente cai num autoritarismo,de feições marcadamente totalitárias,pois uma idéia é imposta de cima para baixo à sociedade.
É neste sentido,mas também dentro do programa generoso do socialismo(pelo menos em palavras e teoria)que se deve entender a vida de Fidel e os caminhos de Cuba e sua Revolução:se de um lado as restrições ao direito de expressão são muitas,por outro as garantias sociais são muitas também,pois nenhuma criança dorme na rua.
É o impasse teórico do socialismo:proteção dos direitos materiais em detrimento dos espirituais e axiológicos.Qual seria então o seu legado?Para nós que ficamos,o de sempre:associar estas duas mediações,liberdade e direitos materiais para que a utopia viceje e vença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário