domingo, 7 de agosto de 2016

As três utopias



Sempre achei que era possível chegar à utopia através de três mediações utópicas:o esporte,a arte e a  ciência.As mediações são utópicas no sentido de que são grandes desejos de realização que qualquer ser humano,ainda que negue.
No fundo ,no fundo ,o comunismo(de Marx[como está exposto na Ideologia Alemã])era para criar tempo livre para que o ser humano pudesse fazer por igual(e não meia dúzia)aquilo que só os aristocratas de Grécia  e Roma podiam fazer:se dedicar a estas  atividades e ao esporte.
A olimpíada antiga só era possível,como as grandes realizações dos “ antigos”, porque  a maioria da população,escrava,” abria mão” do seus desejos,para que seus “ mestres”(artifício ideológico),vivessem no  “ otium cum dignitate”,aquele que propiciava tempo para fazer grandes coisas,a popular vagabundagem legitimada pela força do Estado,em nome de uma ideologia injusta e  manipulatória.
Domenico de Masi,nos anos oitenta, buscou democratizar este princípio ,criando idéias para torná-lo possível,quer dizer o “otium”,para todos e não para meia dúzia.Vemos cada vez mais,e num país como o Brasil,que isso é extremamente difícil ,mas é necessário continuar lutando,porque estas mediações são capazes de mobilizar,pelo caminho do bem ,um país inteiro,criando ,também um objetivo  ,geral,do bem.
As mediações da Arte e do  esporte ainda não atingiram a sua plenitude ,mas estão no caminho.O que falta é a mediação da ciência,mas esta é mais difícil porque coloca,de fato,o povo no poder,não havendo ,no seu caso,a possibilidade do famoso “ Panes ET circenses”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário