domingo, 26 de junho de 2016

Sean Penn é comunista?



Vendo o documentário sobre a entrevista de Sean Penn com El Chapo tive mais informações sobre a origem deste astro de Hollywood,que eu sempre soube ser de esquerda,mas que agora me parece mais radical,mais à esquerda ainda,quiçá comunista.
O pai de Sean Penn foi Black Listed na época do macartismo,ou seja,muito provavelmente comunista ou com condições para ser considerado como tal.
A postura radical inicial da carreira de Sean Penn o tornava mais um rebelde sem causa ,na linha mercadológica de um James Dean ou Marlon Brando de “ The One” e  ele o foi até este episódio e digo porquê eu acho isto.
Primeiro é uma atitude radical demais estabelecer relações(amistosas[por suposição]) com um criminoso e como Sean Penn tem sido um ativista de causas humanitárias isto seria ou psicose ou surto ou uma contradição difícil de sustentar.
Vendo o documentário outra possibilidade de explicação aparece,que é a de que a tentativa de entrevista gorou pela intervenção legítima do governo mexicano,que usou ,talvez,uma certa imprudência do ator,para chegar até El Chapo,mas o fato é que ele queria(Sean Penn)fazer perguntas especificas e não conseguiu.
As perguntas é que são este caminho de explicação.Parece-me que Penn  quis demonstrar as ligações entre o tráfico e as altas sociedades dos Estados Unidos e de todos os lugares,revelando o segredo de polichinelo das elites hipócritas,que fazem o discurso moral nós e eles.Os bons são as pessoas bem sucedidas ,os maus são os que não são.Mas o crime deve o seu crescimento em parte à adesão chique destas elites.
Mais do que isto,para mim,este episódio mostra como a esquerda moderna pode abordar o problema de classes de uma forma diferente da simples constatação de luta de classes,mas mostrando as perversas relações entre elas,não fazendo esta vitimologia,humilhados e ofendidos,exploradores e explorados,a questão é mais complexa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário