domingo, 1 de maio de 2016

Temer,renuncie para salvar o Brasil.Cunha:siga-o



Eu não vou repetir os conceitos que   tenho emitido sobre toda esta crise política.Já disse que Temer e Cunha devem sair,mas diante do quadro desolador e já resolvido da saída muito justa de Dilma,algumas considerações devem ser feitas.
O Senador Magno Malta,no seu programa de televisão ,reproduziu a sua fala ,contraditando o Senador Lindbergh Farias,de que Dilma só escolheu Temer porque ele tem votos ,há muitos anos,em suas campanhas para deputado.
Data Vênia,é lógico que isto não significa ter ele votos para Presidente da República.Calculam os institutos que não mais do que 2%...Mas em um aspecto,subliminar a esta constatação,o Senador Malta tem razão:Temer contribuiu para este descalabro,porque ele sabia ser Dilma mero apêndice de Lula,adequada apenas para compor um esquema em que o PMDB ficava com  a maior parte do poder.
Então ele,como já disse,tem uma parcela de responsabilidade nisto tudo e muito mais ,o seu programa de governo expressa o lado mais sinistro de todo este conchavo.
Em política,não há vácuo.Quando Dilma fez o acordo com o PMDB, estas propostas de direita ficaram por debaixo do tapete para privilegiar o controle das classes subalternas,através do assistencialismo petista,agradável às elites,que vêem o povo ter o peixe ,sem aprender a pescar.
Quando Dilma mentiu à nação,no dia em que foi eleita,a carruagem virou abóbora,ficou fácil para o lado direito esbordoar o capacho.Foi aí que a terceirização, o terrorismo,a redução da maioridade penal,entraram,por causa da fraqueza de Dilma.
Meus amigos,eu prefiro um sujeito de direita,no governo,um sujeito forte e com um pensamento próprio ,do que uma pessoa de esquerda ,em que é preciso ter um mentor para pegar na mão ,quando vai assinar um documento.
Uma vez eu disse que o Sarney era um político  profissional e do ramo.Também teci elogios a Margareth Thatcher.Antes estas pessoas ,do que uma pessoa de esquerda dependente de uma “ eminência parda”.Se um dependente erra ,vai tudo por água abaixo e o erro é esperável,numa pessoa que não tem preparação.
Sarney,quando quiseram diminuir-lhe o mandato de seis anos  para 4 ,propôs 5,no que foi contraditado por radicais como Brizola,que achavam que deviam ser quatro  anos mesmo.Nesta hora ele disse uma coisa que eu acho importante todo político que quer sentar na cadeira de presidente da república deve  dizer :não se pode banalizá-la,enfraquecê-la  e estas atitudes de Dilma,a enfraqueceram.O governo hoje,está parecido com a época final do Império Romano,em que os governantes eram só pro forma,pareciam(e estavam mesmo)estar só de passagem.Quero dizer ,Sarney mostrou,apesar de tudo,grandeza e compreensão  desta verdade,ameaçando renunciar,para não conspurcar o cargo.
Claro que por eu achar melhor um  independente de direita diante de um fraco de esquerda,não quer dizer apoiar um programa de direita,que é o que Michel Temer está propondo agora.
No vácuo dos erros e irresponsabilidades de Lula-Dilma,aquele inicio do renascimento da direita,vai se aprofundar agora,com o teto absurdo da aposentadoria,a festa indiscriminada das privatizações,o aprofundamento da terceirização e tudo isto começou com o discurso anti-aumento de impostos de Temer/Fiesp,que é só para acalmar a classe média e fazê-la aceitar um programa máximo de direita.
Sendo Temer,politicamente,beneficiário de Dilma e seu viabilizador,como Lacerda de Jânio,deve acontecer com ele exatamente idêntica culpabilização atribuída justamente à Lacerda,o qual usou a idéia(real)de tentativa de golpe de Jânio para tirar o corpo fora desta  responsabilidade.Temer,analogicamente,deve assumir ,diante do país, esta culpa e sair,porque agora o que é decisivo ,não é apenas governar,mas reformatar o Brasil,fazer uma reforma política ,não paralisá-la ou desvirtuá-la.O argumento de que o Brasil está em crise,não pode,dentro de um espírito parlamentarista conseqüente,atingir os fundamentos do Brasil,de modo a substituir o descalabro da esquerda  pelo da direita,como se viu em 1964.A história se colocou como farsa,lamentavelmente,como eu previra e como não desejara.Neste momento é preciso fazer o rumo ser retomado e para isto,Temer e Cunha precisam sair,com aquela grandeza brasileira a que eu acima me referi.
Muito me entristece que diante desta realidade,em que poderíamos subsumir o problema de classes na construção de uma identidade nacional,o fulcro de um novo programa,saído de uma reforma política,seja substituído por menos do que tudo isto,interesses partidários,que são a continuação da inana.
Refiro-me ao rede sustentabilidade,que muita gente diz ser uma linha auxiliar do PT e parece.Dilma resolveu propor a “ dissolução do Congresso” e o porta-voz desta idéia estrambótica,foi o sustentabilidade.
Em vez de romper com este passado e lutar por um projeto nacional,a rede está preocupada com a vitória eleitoral nas urnas e para isso age de forma a atacar Dilma,apoiando o impeachement ,mas,por baixo,bajulando o seu partido,propor aliança,como se os dois não estivessem interligados.Para fazer uma aliança eleitoral próxima,acaba por manter o conchavo geral que destrói o Brasil,não só o governo Dilma,que sempre foi muito pequeno.

Nenhum comentário:

Postar um comentário