terça-feira, 10 de maio de 2016

A reforma política



Este é o momento de fazer a reforma política.Em momentos de crise como este é que as condições para refletir sobre o passado e projetar o futuro estão dadas.Esta crise é estrutural.Ela não é institucional apenas,mas estrutural,porque as bases do estado brasileiro estão bamboleando na areia movediça.Não há um político de ponta que não esteja patinando na corrupção.O sistema presidencial e a sua forma de impeachment revela uma incapacidade fundamental de resolver uma crise que está repercutindo de maneira dramática na vida dos brasileiros.
Mas os interesses imediatistas continuam predominando.Uns falam em eleições ,outros querem o circo pegando fogo,mas se não resolvermos este problema estrutural, a crise brasileira,institucional e econômica ,demorará  décadas.
Uma das características da Inflação brasileira é que ela foi a mais duradoura da História.O Brasil,sendo um país sem fundamentos republicanos sólidos,corre o risco sempre de ter crises que se prolonguem de maneira resistente,porque o processo de sua superação sempre passa ou por uma mudança estrutural,que nunca vem ,ou por uma maquiagem,que só adia novos problemas para o futuro.
Assim é,por exemplo, o problema da previdência,o welfare state brasileiro.Na década de 90 ele foi “ resolvido”,mas está pronto para estourar de novo.
A tentativa do PT e de Dilma de ,se associando com este artista de circo,Maranhão,de barrar o impeachment, mostra como a esquerda se degradou,como aceitou as regras de um estado brasileiro totalmente sem alicerces.
Isso dá continuidade ao desdém da esquerda em geral pelas questões jurídicas ,de forma,mais preocupada,como sempre,com revoluções liberadoras do homem real,do trabalhador,do pobre,como se no interior do corpo político ,os meios formais da democracia não fossem essenciais para encaminhar a solução do problema social.
Então,são falaciosas estas propostas do PT de refundar a esquerda.Isto é só jogo de cena,para colocar na mídia um partido que ficou no passado.
Os partidos novos,como o solidariedade e aqueles outros que estão nascendo aí,como o de Erundina,não devem cometer este erro de se ligar ao passado,mas propugnar uma verdadeira reforma política que ataque a estrutura do estado brasileiro ,reunindo a questão formal com a de conteúdo(questão  social)para fazer uma real reforma política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário