terça-feira, 8 de dezembro de 2015

O marisco



Os acontecimentos políticos adquiriram um contorno diferente com o pedido de Impeachment contra a Presidente Dilma.Isto aconteceu porque não era mais possível ficar nesta corda bamba em que o governo e  os políticos estão,prejudicando o povo,o marisco,entre o rochedo e o mar.
Mas agora é uma oportunidade para o povo brasileiro  jogar um papel renovador e verdadeiramente racional.



Qual Sansão  entre as colunas do templo ,o povo brasileiro(marisco)vai ter que apartar esta briga sem destruir as colunas.Esta situação toda começou,como tenho dito,na mentira de Dilma e Lula,que esconderam uma situação econômica que eles mesmos criaram,a fim de ganhar a eleição,sem poder,no dia da seguinte à  vitória,esconder a verdade e  tomar providências que já deviam ter tomado antes,em nome do povo brasileiro,mesmo que  arriscando a eleição.
Em nosso ordenamento jurídico não existe(como nos Estados Unidos)impeachment por  mentira.Eu cheguei a pensar que seria bom propor que isto fosse  colocado na lei,mas  quem proporia,qual representante do povo?Se uma lei dessas passasse não ficaria um meu irmão!
Então o motivo pelo qual Dilma está sendo processada não é capaz  de justificar o pedido.Marina Silva tem razão em dizer que talvez  bastasse a cassação,mas a oposição quer o sangue da Presidente,de  forma bem dramática.
Vários Presidentes  cometeram atos do tipo que fundamentou  a abertura do pedido ao longo da História,mas só agora tal coisa  foi aceita por  um Presidente da Câmara,sujo que nem pau de  galinheiro,que por motivos torpes,vingança e  apego ao poder,jogou este petardo,sem medir as conseqüências.
Não havendo um motivo real,o esforço de impeachment é golpe  de  fato.Mas isto quer dizer que eu apóio Dilma?Não, a mentira,repito,foi uma vergonha como poucas eu vi na História  do Brasil e embora eu seja legalista,não há como dar razão ao protesto geral da oposição e não há como não legitimar a posição do cidadão comum,que espera uma solução possível para a  economia,o mais rapidamente possível.
Ainda que  a oposição esteja se  comportando de maneira não-nacional,de  forma interesseira,não há como negar que não é justo que o povo brasileiro fique  vendo o esforço de Dilma(e Lula)de  continuar no poder dentro a lei,sem,no entanto,resolver a questão econômica,que piora   dia-a-dia.
Fiquei e  fico deveras admirado com a luta de Dilma(e Lula),em nome da legalidade,mas não dá para jogar debaixo do tapete a  realidade factual do Brasil de hoje e  então esta luta já acabou.Ela perdeu sentido diante da necessidade do povo brasileiro(eu incluído) e como tenho dito estes  anos esta é uma oportunidade de  se atualizar e  reformatar a democracia brasileira ,de modo que ela dê exemplo de  vitalidade e compreensão dos problemas:ou seja, a  questão  decisiva na são os políticos,mas o povo brasileiro.Tudo cessa quando a Musa canta.Não são os interesses,mas a nação.
Fernando Henrique e  o PSDB queriam que Dilma renunciasse,mas esta renúncia era para favorecê-los e  isto me levava a defender a  continuidade do mandato de Dilma.Agora não e até para evitar o locupletamento ilegítimo de quem quer que seja ,a grandeza  tem que se expressar num pacto de união nacional,que  coloque na Presidência uma outra pessoa,quem sabe o Presidente do Supremo Tribunal,para completar o mandato e realizar medidas rápidas e começar a  resolver os problemas da economia.
Ainda me lembro do caso que é contado,sobre a vida de Sobral Pinto,quando este fez uma crítica que favoreceu o então Presidente Juscelino Kubistchek.Este, ao ver que a opinião do jurista o ajudou ,se  apressou a oferecer-lhe um cargo,no que recebeu uma lição política válida para todos:Sobral disse  que ele disse  o que disse para exercer o seu direito de cidadão,e  que,nestas ocasiões,a  pessoa honesta,não pode  usar este seu direito para se locupletar em termos de poder e dinheiro.
Isto devia  ser afixado na sede do PSDB,que só pensa  nele próprio e  deveria ser dito ao vice  Michel Temer,que tomou ,nas últimas horas um atitude  que eu considero vergonhosa,com o envio da carta de rompimento com a Presidente Dilma.
Se  ele se achava deslocado e  entendia que a sua função de  vice  exigia que não fosse,porque não denunciou antes?Em primeiro lugar vice não tem função nenhuma.Só o Presidente é que delega algum poder se  quiser.Então ele está exigindo algo que  a Presidente lhe deu porque quis.Ele não pode tomar dela as funções  de  Presidente.
E  se era o caso porque não renunciou?Nestas horas,se  um político se  sente desprestigiado,indevidamente ,como eu expliquei,porque não ficou na obscuridade ou renunciou?Ah,mas só o povo pode  me tirar!!Mas o povo lhe deu a incumbência de  ser só vice,então comporte-se como tal.
Esta atitude  é golpista,por estes  fundamentos,desonesta e de traição.Desonesta porque deveria ter sido explicitada antes e é uma traição e uma deslealdade porque ele recebeu tais incumbências da presidente.E é oportunista porque ele esperou o momento de  se locupletar.
Enfim o que o povo tem que evitar é que esta situação se degringole ainda mais.Se vier o impeachment e este ávido PSDB,bem como Temer ,assumirem o poder,não terão nenhuma legitimidade e  se  a Presidente ganhar eu não sei o que pode  acontecer,devido á frustração decorrente.
Uma eleição agora,como seria o caso,entornaria também o caldo,porque a esta altura,se o PSDB(e Temer)não chegarem ao poder,a mesma situação que eu falei,de incógnita,poderá ocorrer.
Todo mundo tem que respirar fundo e fazer uma transição,na base não de uma refundação da  democracia,mas de uma recolocação dos seus fundamentos ,que não são cumpridos nunca.
Esta nova transição poderá funcionar como uma reforma política,segura e com o apoio do povo,que entenderá (como está entendendo)que o modelo de democracia atingiu um ponto de desgaste.Falta de partidos,conchavos,tudo isto tem que ser  jogado fora e a idéia de que a  continuidade dos governos é a melhor  forma de  mudar o Brasil também e  implantada a idéia republicana da  divisão do poder como garantia disto.Melhor um governo com boas decisões  em quatro ou cinco anos do que 12 anos de descalabro e corrupção.
Os bons ventos da América Latina(em termos  porque a direita é que está comendo o bife)nos ajudam,mas aqui é preciso que o marisco seja beneficiado,não outro grupo qualquer.

Nenhum comentário:

Postar um comentário