quinta-feira, 15 de outubro de 2015

O Haiti é aqui



Continuando as reflexões  sobre os imigrantes e suas tragédias evitáveis,devemos  fazer uma pergunta:Porque  o Brasil,que passou tanto tempo no Haiti não ajuda financeiramente este país,dentro de um espírito de solidariedade,como se fora  um pequeno plano Marshall  no caribe?
Porque se fizesse  isto,seria obrigado  a fazer o mesmo no seu próprio país.E como não vai fazer,usa  o critério liberal para justificar a  presença humanitária como apenas “ ajuda”:os haitianos,famintos ,é que têm que se ajudar.
Neste microcosmo vemos o que ocorre  em todos  os lugares  e épocas:depois  que os imperialismos destróem  os países,  vem esta fase “ humanitária” de  reconhecimento/legitimação(da dilapidação)dos  exploradores nos países  explorados,cuja miséria  eles  mesmos  criaram.
Quem não se lembra de Bill Clinton(com a Hillary)pedindo perdão  num antigo porto  de exportação de escravos africanos,aos negros da África.
De lá para cá pouca coisa  mudou.
O fato é que tudo isto é uma grande  e deslavada hipocrisia.Após  o fim do “ socialismo (ir-)real,o que devia predominar era uma nova  ordem mundial humanitária,de  fato,ou seja,que consagre a  ajuda aos países  pobres,mas também a ajuda aos pobres dos países,dentro de um espírito de  comunidade universal,que ainda,como dizia  Milton Santos,está se fazendo.
Mas para  isso é preciso que o G-8 olhe no espelho e  diga” eu sou culpado,eu tenho que reparar”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário