terça-feira, 20 de outubro de 2015

Entrevista com o advogado Leonardo Pessoa

Amigos aqui vai uma ótima entrevista com o advogado Leonardo Pessoa,que trabalha com,entre outros assuntos,blindagem patrimonial.Ele tem escritório no Rio de Janeiro,conforme a  imagem abaixo demonstra:


Fiz  perguntas a ele sobre este tema,mas ele está aí à  disposição para atuar profissionalmente nesta área e  ressalte-se  que ele tem uma preocupação de realizar o trabalho de blindagem patrimonial dentro da  lei,o que é raro neste meio aí.Desfrutem:
1)O que é exatamente a blindagem patrimonial? Na minha concepção a expressão blindagem patrimonial é uma expressão equivocada, pois não existe artifício jurídico que blinde o patrimônio de ser expropriado por condutas realizadas por seu proprietário. Prefiro as expressões planejamento tributário ou patrimonial ou familiar ou sucessório ou empresarial. Penso assim, pois qualquer proprietário de bens e direitos pode planejar o seu futuro. Darei um exemplo. Os jornais noticiam que a alíquota do imposto sobre herança (ITCMD) poderá ser majorado pelos Estados em 2016 para 8% ou até 20%. Hoje a alíquota na maioria dos estados é 4%. Alguém que tenha um patrimônio de 1 bilhão e já conta com uma certa idade, pode planejar-se para transferir seu patrimônio antecipadamente para seus legítimos herdeiros pagando hoje só 4%. Isso é um exemplo de planejamento tributário.

2)qual é a  diferença entre sucessão patrimonial e blindagem? Para mim a expressão é equivocada. Porém é possível compreender que ao realizar a transferência antecipada de seu patrimônio para os herdeiros legítimos, o antigo proprietário poderá estar “blindando” o patrimônio familiar. Ocorre, contudo, que isso é uma falácia. Veja o que aconteceu quando o Eike transferiu o patrimônio para seus filho. Cerveró e Graça Foster idem. Em síntese, o Poder Judiciário simplesmente anulou todas as transferências de patrimônio que visavam “blindar” o patrimônio familiar.


3)é  verdade que muitos usam a  blindagem ( e a sucessão)para fins ilicitos?quais  são os exemplos desta prática?quais são os meios para evitá-la? Sim. Muitos acreditam que a “blindagem” evitará que seus bens sejam expropriados pelo Poder Judiciário. Esse é um dos motivos que me levam a crer que a expressão blindagem é equivocada. Atualmente, são raríssimos os países no mundo que possibilitam uma proteção intransponível do patrimônio. Além dos exemplos citados acima, basta ver o que está acontecendo com os envolvidos na operação Lava-Jato.

4)Esta área tende  a  crescer?Quais são suas possibilidades. Todas as formas de planejamento tendem a crescer. Nosso escritório é especializado em prestar consultoria para pessoas físicas e jurídicas que busquem o planejamento lícito, seja tributário, patrimonial, familiar ou sucessório. Notamos que a crise financeira que atinge famílias e grupos empresariais, muitos buscam saber como proteger o patrimônio conquistado durante o período de fartura. Infelizmente, em muitos casos nossa orientação é negativa, isto é, demonstramos para o consulente que a suposta blindagem em nada impedirá que o patrimônio seja expropriado por decisão judicial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário