quarta-feira, 9 de setembro de 2015

A tragédia dos imigrantes




Artigo feito por um descendente de  imigrante



A imagem abaixo do menino morto revela  aquilo que todos  já sabemos de  muito tempo:a banalização do mal.E aparentemente isto não é visto como banalização(o que a  ajuda)porque se  supõe que não há responsáveis por isto.

Mas há  sim.A culpa de  toda esta  situação é dos Estados  Unidos e da Europa,mas principalmente dos Estados Unidos  ,que  queria  assumir o papel de  gendarme,como sempre,e  vendo a recusa  da maioria  dos países(inclusive o Brasil com a Dilma)não fez  nada para ajudar os  sírios.Quero dizer,quem tinha e tem o mandato de intervenção humanitária é  a  ONU,mas os Estados Unidos não aceitam integrar uma força  de  paz,se  colocando junto com outros  países,para ajudar,eles  querem ser  o país determinante  da paz  no mundo,o que é absurdo.
O principio  da autodeterminação dos povos  acabou
Quando,depois da 1ª Guerra,o Presidente Wilson,com seus onze  pontos  para  a reconstrução da  Paz  Mundial,defendeu o princípio da autodeterminação dos povos,não fez  senão continuar com o chamado “ concerto das nações  européias”,as relações  complexas entre os grandes países,que levaram a  este  conflito.
Isto porquê,se supunha  que  o direito de um povo se  auto determinar,o seu reconhecimento,evitaria intervenções indevidas,sem fundamento,como vinha ocorrendo desde a invasão de Port Arthur,em 1905,pelos  japoneses.Mas na  verdade,embora este  princípio seja um progresso,isto habilitava que  qualquer país agredido pudesse  pedir ajuda,o que ,para os Estados Unidos,como potência cada vez  mais hegemônica,era  ótimo,pois  ele seria sempre  chamado como grande  salvador da democracia,o que  acontecera na 1ª Guerra,em que este país afirmou que ele é que tinha dado fim ao conflito mundial,o que é  uma mentira histórica.
Contudo ,neste princípio,não havia preocupação humanitária nenhuma.Apesar dos tratados de proteção de  populações  civis,controle de  armas,proteção de prisioneiros(Convenção de Genebra),isto tudo ficou para debaixo do tapete,diante dos interesses  nacionais,que causaram o segundo conflito.
Aí se pensou em razões  humanitárias,por cima e além destes  interesses particularísticos?Até hoje,não.
Todo o processo de  constituição da ONU,com sua declaração  de  Direitos  Humanos ,impõe  um aprofundamento cada vez  mais necessário,mas a Guerra-Fria sepultou esta  obrigação.
Agora que ela  acabou,segundo Bush pai,não há motivo para a  continuidade desta Realpolitik.Já  passou o tempo de reconhecer que o princípio de  auto determinação caducou diante das obrigações  humanitárias da comunidade internacional e que ela não pode ser dependente dos  condicionamentos impostos pelos Estados Unidos.
A ONU devia ter(como tem)o seu corpo militar e diante da recusa estadunidense,fazer o seu dever,apesar desta nação.Ao invés  baixou a cabeça.
Agora é o que se vê.
Se eu disser que isto é de  caso pensado,  todo mundo  vai dizer que eu exagero,que vejo a  História como uma lógica inquebrantável,pré-dada,mas já há  algum tempo,as potências inauguraram uma “ nova “ política de  imigração,que é a  velha exploração de mão-de-obra barata.
Isto começou com a pirataria em torno da  Etiópia,que não foi um fenômeno fortuito,mas relativamente programado,porque o Ocidente deixou este país sem apoio e o nível de miséria crescendo, compeliu muitos  a ir  para o banditismo marítimo.
Depois veio a Líbia.Porquê  se  preocupou tanto em julgar Sadam Hussein e o mesmo não  aconteceu com Khadaffi?Porque este ,embora cheio de  culpas,sempre  fora  um  opositor  dos Estados Unidos.
A morte de Khadaffi serviu para grupos rivais tomarem o poder e fazerem o mesmo que ele,ou pior,deixando os líbios à própria  sorte.
Ninguém fez nada para ajudar os sírios e  todo mundo achou que com o Estado Islâmico seria   possível um certo equilíbrio guerreiro naquele país,a  guerra criaria dois lados estanques e as coisas ficariam do mesmo jeito,mas a miséria  cresceu e os sírios  vão servir de  mão-de-obra barata,dentro desta hipócrita Alemanha,que recusa  num primeiro momento os imigrantes,para depois absorvê-los.Alemanha que  está  acabando com a Comunidade Européia(o princípio de  solidariedade universal) e  construindo um novo projeto hegemônico,possível tragédia  anunciada desde a reunificação.Assunto para o próximo artigo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário