quarta-feira, 5 de agosto de 2015

A tragédia de José Dirceu é a da esquerda brasileira



Não tem como negar este  fato.Um homem tido como herói por lutar contra  a ditadura,arriscando a  vida, chegar a este  ponto de  praticar  atos  de corrupção desta natureza  e intensidade é  algo que não  pode  ser dissociado do significado do que é ser de esquerda,em todos os lugares  e  épocas.
Pessoas de esquerda  não podem se  corromper
Como defensora,auto-proclamada,do povo ,e  geralmente anticapitalista,  a esquerda não pode  desviar  dinheiro do Estado,porque  isto  prejudica ao povo.
Também no plano privado não há justificativa  para esta atitude  porque indiretamente isto prejudica também o povo,porque  as empresas desviam dinheiro,dão propina para não pagar os tributos  devidos,que  por  sua  vez,chegando ao estado,devem(ou deveriam)passar ao povo  novamente.
A  palavra  para designar  José  Dirceu(e  parte  da  esquerda,que  age como ele)é  TRAIÇÃO.Não é  simplesmente desonestidade,é  desconsideração com o povo.Não importa o nível de consciência do prócer.Não vamos repetir aqui  as justificativas das ações  de  Stálin  alegando que  ele acreditava que fazia o bem.
A maturidade de uma pessoa  se  dá pela  compreensão que ela tem das consequências dos seus  atos.Não me venham dizer que Dirceu e Stalin são crianças...e  que não sabiam o que estavam fazendo...A relativização começa  aí e depois vem a banalização,do mal,que  é  a base psicológica  do crime,da  psicopatia,da  irresponsabilidade,que  alguns estudiosos  localizam num mal desenvolvimento da  criança...
E também não há  como separar  estas atitudes da  falta de fundamentos  democráticos da esquerda brasileira,desde os  tempos  do sequestro do embaixador americano.Não havia naquela  época nenhuma  preocupação coma  democracia ,mas com uma forma de socialismo que os militantes  não sabiam bem definir,mas que  exigiria,no momento da  tomada do poder,uma ditadura(do proletariado),conceito que já estava sendo superado pelos radicais na Europa,especialmente na  Itália ,que ajudou,e muito, Allende  no Chile.
Toda  concepção de  ditadura,oposta ao direito,leva a estes  descaminhos  dramáticos  que estamos presenciando e que se cristalizam  na figura  de José Dirceu,mas que está presente em um José  Genoino,antigo dono da verdade do stalinismo e  em outros  que já estão na cadeia.
Se quisermos recuperar o movimento social pela esquerda o primeiro compromisso é  não aceitar nunca mais  a via da  corrupção como meio politico.Este é o primeiro ponto da renovação e do futuro da esquerda.
O pior  legado deixado pelos hitlers,stalins e  dirceus da vida,para os futuros militantes  de esquerda é  ter  manchado a  idéia do  bem com a  desconfiança.Depois deles  toda  a pessoa  que  diz que quer  fazer o bem,que é de bem,sofre  com esta desconfiança.Doravante  unir a esquerda ao bem é uma das tarefas históricas do nosso tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário