sexta-feira, 24 de abril de 2015

Petição de principio



Outra  preocupação  que  eu  tenho  aqui  com as  minhas  postagens é  demonstrar a  coerência da  minha  atividade.No  Scribd  eu  falo  muito  do meu interesse  interdisciplinar sobre  o  conhecimento.Lá eu  trato  de  todos  os  assuntos possíveis,sob a  óptica  do  conhecimento.Arte,ciências  sociais  e  naturais,temas  diversos,tudo  me  interessa  na  medida  em  que oferecem  conhecimento  às  pessoas.
Como  professor  de  Filosofia me  interessa  também  o  problema  geral  da ética,mas  eu o  referencio  ao  do conhecimento.Em  que  medida  o conhecimento  muda a  cabeça  das pessoas ,a  ação axiológica  dos seres  humanos .Ela  muda  em  que  medida  do  acúmulo de conhecimento.
Muita gente  me  acusa  de  querer  ser  professor  de  física ,química,mas  não  é isso ,eu  procuro  abordar  tudo  o que  existe  dentro  deste  prisma.
  aqui  uma  necessária   colocação,que  vai  de  encontro  ao  meu pensamento e  que    tenho,algumas  vezes,exposto nestes  mesmos posts.Não  é  que  eu  ache  que  qualquer pessoa possa  tratar  de qualquer  assunto,assim,de  pronto,sem  conhecimento  prévio.Não  é  porque  somos  tocados pelo  conhecimento e  seus  efeitos  que  estamos  capacitados  a  discuti-lo.Não.Isto  nos    o  direito,apenas(?)de  acessá-lo sem  outras  mediações  que  não  a nossa  própria  razão.
O  que  tenho  defendido  aqui  e  vou continuar  defendendo  é  este  direito  de  ,pelo  esforço continuado,durante sempre,de  alcançar  o  conhecimento,independentemente das  instituições,que,não  raro,como  agora,servem a  interesses  políticos  que  afastam a  pessoa comum(como eu)daquilo  que  é  um  direito  dela:conhecer.
Geralmente só se  admite  isto  até  o  segundo  grau,mas  a  vida e   a  história  demonstram  ser possível,por você  mesmo,constituir  um conhecimento  válido,ao  longo  de  mutios  anos,a  vida  toda.
Ser tocado pelo conhecimento,no cotidiano,impõe  um problema  ético.É lógico  que  não  saber  o que  é  uma  formiga  ou uma  torradeira  elétrica  não  muda  a nossa  vida(ou  o  não  saber  muda...),a  nossa  ética,mas  o impacto que estas  coisas,como tecnologia,têm  ,sim.
Muitos  alegarão  que  nem  isto  importa,que podemos  passar  ao largo de  tais preocupações,mas aí eu  ponho  o  meu pensamento  crítico a  serviço da humanidade(modestamente[?]).Toda  a excludência  dos mais pobres,todo  o afastamento  destes  bens,toda  alienação que  vemos  por  aí,causando  angústias,só serão  resolvidos  na  medida  em  que o  cidadão  levar  este conhecimento  para a  política,de  modo  a  influenciá-la  da maneira  mais  completa e  abrangente  possível.
O  ato de votar  é  desinteressado  em todos  os lugares.Não é  consciente e  a  consciência,no  sentido pleno do  termo    o  é  pela  busca constante  do conhecimento.
Pela  influência  do pensamento  cientificista,  todas  as pessoas  se  preocupam  em  adquirir  um  conhecimento e pronto,não mais estudam.Mas  evoluiriam muito  mais  e  a  humanidade junto , se  insistissem  permanentemente  no conhecimento,tirando  um  pouco  mais  de tempo  do  lazer e  da  vida,constituindo  este último,um  problema  à  parte.desde  o  renascimento  até Domenico  de  Mais  o  problema  do tempo  livre  oprime  como  um fantasma a  mente  das  pessoas.
  o  pensamento puro,o conhecimento  pelo conhecimento  ,constrói  sentido,constrói  a  história e  é este um  dos meus  objetivos  dos meus blogs e    no scribd  eu  procuro aprofundar e  mostrar  os  fundamentos  ocultos  daquilo  tudo  que  nos toca  diariamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário