quarta-feira, 28 de janeiro de 2015

O problema cubano




Agora  é   que nós   vamos   ver a postura  democrática ou não dos Estados Unidos  diante  de Cuba,país soberano.
A posição  de Raul  Castro  foi  a mesma  que eu  coloquei  há algumas semanas.O embargo não é legítimo  de forma  alguma  em qualquer circunstância ,em qualquer  época  e lugar.Para  inicio  de conversa isto tem que ficar bem  claro.
Do ponto de vista dos direitos de  ambas as  partes fica também  claro o seguinte:Cuba  deve fazer  a sua transição dentro  dos critérios  que os cubanos,de dentro e  de fora do país determinarem.Ponto.
No que diz respeito a reivindicações de indenizações quanto às antigas nacionalizações é um tema que  o Direito   Internacional  Público  não tem como resolver.Hoje em dia,se prevalecer  o que acontece no  Brasil  e em outros países,no  que tange a  reparações,o mesmo deveria acontecer com os presos políticos de Cuba e  com os exilados.Mas,repito,isto   eles é que têm que resolver,não  os  Estados  Unidos.Nem  ninguém.
Os fuzilados da prisão de La  cabana ,por Guevara tem este direito.Deve  ser um  marco  que aquilo que é válido  para os comunistas é também para os não comunistas.
Lembro   bem  da época do  impeachment  de  Collor,defendido  pelo socialista Evaristo de Morais Filho,o qual foi execrado por esta defesa,tendo inclusive  que se justificar.No entanto,o  que  vale  para Luis Carlos  Prestes vale  para Collor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário