Desde os gregos
o que caracteriza
a democracia é
considerar o outro.Muito
embora a democracia grega
fosse limitada,a ampliação
deste realidade,o ouvir
o outro,nos liga
a ela.
Rosa de Luxemburg
,musa de muitas
ONG no Brasil
disse a Lênin
que “ liberdade
é para quem pensa
diferente” e ela se referia
ao socialismo também.
Ocorre que no
âmbito das discussões entre socialismo e democracia,o
que prevaleceu não
foi isto.Lênin redargüiu afirmando que
havia uma “
via prussiana” para se chegar ao socialismo
e que isto tinha acontecido na Rússia.
“ Via prussiana”
é um conceito
revolucionário que alude ao
fato de que ,muitos
países,incluindo fundamentalmente a Prússia,possuem um Estado que
acaba ocupando a
sociedade,que se revela
fraca,sem relações econômicas e
de cidadania avançadas,como o
aludido país e como o
Brasil ,sabidamente
possuidor de um capitalismo
autárquico,em que as
empresas são dependentes do Estado.
O grande
propagador do pensamento
de Gramsci no Brasil
Carlos Nelson Coutinho
demonstrou inúmeras vezes que
a visão revolucionária de Gramsci,como a de Marx,partia do
princípio de que toda revolução comunista genuína vinha
do fortalecimento da
sociedade civil,de baixo(onde
estão os trabalhadores)para cima,não
procedendo a afirmativa de
que a
visão “ prussiana”
de Lênin fosse válida,de
“ cima para
baixo”.
Inexplicavelmente,com
a ascensão ao poder de seu
partido,o PT,Carlos Nelson
fez uma improvável e
bizarra relação de Chavez com
Gramsci,dizendo que o
objetivo daquele político(um
nacionalista de esquerda grosseiro
a meu ver)era
ganhar a hegemonia na
sociedade política,isto é, no
Estado,para depois tomar
a sociedade civil.
Nos últimos
anos de governo Lula e
no governo Dilma,o que
temos visto são
várias medidas que indicam este
método,assemelhando o PT a Chávez e
ao chavismo.
Alguém viu a UNE
e o Fórum Social
Mundial nas manifestações?Ambos foram
cooptados pelo PT(e
PMDB),recebendo do governo
dinheiro.Há dois anos
o PT flexibilizou
os concursos para
professor auxiliar nas
universidades federais,para poder
colocar pessoas ligadas
ao Partido.
O terceiro
setor surgiu ,na
década de 90,para realizar
um projeto hegemônico
na visão gramsciana,procurando
reconhecer a necessidade do Estado
fomentar o crescimento,mas respeitando,pari passu,a
necessidade de crescimento também
da sociedade civil,para que a sua
predominância não se transformasse em imposição,sendo esta
um alternativa aos erros
da ditadura do proletariado.
Os chamados
conselhos populares se
inserem sim
nesta perspectiva chavista,porque desvirtuam
este objetivo original das ONGs,do
terceiro setor.Da mesma
forma que Lênin e Stálin usaram o perigo do
anarco-sindicalismo,para
transformar os sindicatos
em “ correias
de transmissão do partido único”,gerando famoso
protesto de Trotski,o
esquema do PT
está transformando estas ONGs
em
correias de transmissão do
governo,repetindo o que já acontece
nos sindicatos,que não fazem
nada há anos,para
não perturbar o “ progresso” “ espetacular” que o
PT está promovendo no
Brasil.
Desta forma,ainda
que com amparo
legal,politicamente é um
desastre tais iniciativas
que a Presidente está realizando,colocando como
necessária a dominação,primeiro ,do Estado,para
libertar a sociedade civil,coisa
que não deu certo em
lugar nenhum,muito pelo
contrário,gerou as grandes violências
do passado,causadas pela
esquerda.
O Estado
é de todos.A ampliação da deliberação democrática,o reconhecimento do
outro,desaparece quando
alguém toma e privatiza o
Estado.A esquerda acha
que ela não o
privatiza se o domina,porque
supõe misticamente que
representa,para além das
eleições,o pensamento do
povo.Ela pensa que
tem a condição teórica de definir isto,mas ela
não é diferente
da burguesia quando privatiza
o que é de
todos.Ela forçosamente repetirá
os esquemas de imposição e ditadura
que a burguesia
não raro usa
para obter as suas benesses.
Só dividindo a
riqueza e fortalecendo a sociedade
civil se pode evitar este
problemas.Se acontecer a
hegemonia da esquerda no
plano estatal,o que teremos
é uma “
burguesia vermelha”,no dizer de Dostoievski,em “
Os possessos”.
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