segunda-feira, 16 de junho de 2014

A Copa é apenas uma trégua(espero).






As ruas não estão se movimentando   agora ,no período  da copa,porque estão esperando os resultados  na próxima  eleição.Mas não se iludam todos quanto  à sua  continuidade futura se  respostas firmes,ou seja,de acordo  com  a soberania  popular,não vierem.
A bem  da verdade    não estão  vindo e vindo de forma completamente  desvirtuada,como já  ressaltei  em artigo anterior  sobre  o voto facultativo.
  também  reclamei em outra ocasião a respeito do plebiscito,que eu queria,por estar na nossa constituição.Agora,no entanto,visto que a minha  previsão  de que  viriam as manifestações durante a  copa,falhou,sobra o desejo de que não  acabe o  ímpeto  essencial,aqui e nos outros  países,de fazer valer  aquilo que as supostas democracias afirmam e escrevem pelo menos:a vontade do povo.
Que é isto que marca,a  meu  ver,a nossa época.A tarefa  essencial da política,pela  primeira vez ,é realizar de fato um dos grandes objetivos do século XVIII  e dos direitos humanos.Estabelecer  uma  relação  consciente entre  os de cima e  os  de  baixo,coisa que todas as constituições modernas prometeram,mas que  nunca realizaram,por causa dos interesses  que se expressam  na política  estes anos  todos.
A  Internet é  o meio  novo  e moderno  desta  “nova”  realidade,porque ela  já coloca   a comunidade  universal  em contato imediato.Fico pensando  como Kant  veria  a internet!Quantos textos faria para explicar,mas acima de tudo,preconizar, a internet  como a mediação construtiva desta comunidade que ele lançou no  século XVIII,como possibilidade e problema.
Quer dizer, já    uma comunidade que precisa ser codificada dentro  deste espírito não só democrático,mas também e mais decisivamente,naquilo  que é fundamental,ou seja,quem exerce o poder  de fato.Para quem  existe  o poder?
Nós vemos  que todos  os governos passaram por cima  da soberania   popular,desde os tempos de Napoleão.Todos falam em nome  do cidadão comum,mas  este vive um  cotidiano  miserável,correndo riscos inomináveis.É o  momento  de dar continuidade às manifestações para começar a efetivar  os direitos  desde cidadão comum,eu e  você.Portanto,espero que a copa seja apenas uma trégua e não o fim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário