quarta-feira, 21 de maio de 2014

O golpe não foi por acaso


Costuma-se ouvir dizer que o golpe foi resultado do acaso,por causa da renúncia inesperada de Jânio.A sua renúncia deu origem aos eventos que culminaram  com o golpe.

Se olharmos,no entanto,os fatos que deram origem à sua candidatura e à sua eleição,veremos que não foi bem assim.Jânio vinha de uma bem sucedida experiência administrativa como governador de São Paulo,estado que crescia vertiginosamente antes dele.Mas quem realmente governava era o seu secretário de fazenda Carvalho Pinto.Jânio era uma personalidade carismática,capaz de ganhar muitos votos,mas era totalmente dominado por pessoas competentes que realizavam o governo.

Com este carisma,Jânio era um isolado,que não costumava negociar(como é próprio das democracias)com o parlamento.Quando saiu do governo inventou que era vítima de golpe para justificar o seu despreparo.Os seus inimigos,da UDN e da coligação PSD-PTB afirmam que ele tinha esta intenção para justificar  ,da  parte de seus apoiadores, uma ausência de responsabilidade no acontecido depois.

Os erros de Jânio  não foram só dele,pois os seus apoiadores e até os seus inimigos ajudaram  sua eleição por causa da eleição que viria a ocorrer em 1965.

Tanto a UDN de Lacerda,como a coligação de PSD-PTB,do Marechal Lott, raciocinaram que era preciso colocar um boneco manipulável para que ele,mesmo de posse da máquina governamental, não tivesse condições de atingir tanto um lado como o outro.

O que prova que até mesmo a coligação oposicionista tinha este interesse é que todos os apoiadores da candidatura do marechal lott ,que iam falar com Juscelino, acabavam declarando apoio a Jânio.

Juscelino nunca confiou na figura do marechal,que através da novembrada garantiu a  sua posse.Ele o temia,achando que  lhe daria um golpe.Por outro lado a sua presença no governo como  ministro  da guerra,entendia ele,o diminuia porque o  militar  parecia necessário  para manter o  governo,não o Presidente.

Juscelino cristianizou o Marechal e o fez conscientemente, no sentido de ter um boneco manipulável que não atrapalhasse a sua volta ao governo em 65.

O mesmo raciocínio teve Lacerda ,que queria controlar Jânio e  se eleger mais facilmente.

Mas foi o que se viu e as explicações posteriores são só um meio de esconder que não houve acaso mas oportunismo de políticos que só pensam em cargos e não no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário