sábado, 31 de maio de 2014

É grave a saída de Joaquim Barbosa


Na minha opinião os termos nos quais o Presidente do STF se baseou para  se aposentar são muito graves para serem deixados de lado e ele não deve deixar de investigar estas razões.Lembremos:ele  alegou que está  sofrendo covardes ameaças,inclusive de morte,e que por isso “ querendo viver sua vida “ resolveu sair.

O pior foi que estas ameaças teriam provindo do PT,por causa do mensalão.Grupos de petistas o teriam abordado na rua.

A se confirmarem estas afirmações ,estamos diante de uma situação muito séria,porque não se pode ,no estado de direito democrático,permitir que as determinações da lei,os rituais da democracia, sejam atingidos por perigos desta  natureza,e mais do que isto ,forçando as pessoas de bem a se esconderem debaixo da cama quando tal acontece.Isto seria liberar o espaço público para o bandido,coisa que este último já vem tentando e conseguindo a passos largos.

Eu não temo as ditaduras políticas,de baixo para cima,do Estado para a Sociedade Civil,porque elas são passageiras,de vez  que a sociedade civil é maior do que o Estado e do grupo que o domina.O que eu tenho pavor é das ditaduras do cotidiano,dos costumes,das atitudes,de baixo para baixo,de lado a lado.Estas são permanentes,renitentes,duras  e custam  a passar,como acontece no Brasil.

Muita gente não vê que neste gesto de Joaquim Barbosa está um perigo muito grande  de o cidadão aceitar esta ditadura do dia-a-dia,de recuar na defesa do estado de direito.

Porque o Presidente do STF não denunciou antes estas ameaças?Foi só porque não  queria vender uma imagem de vítima,com vistas à eleição presidencial?E daí?Se fosse verdade,como ele tem recursos para provar,não seria justo e até legítimo usar isto para uma candidatura?

Não haverá nelas um racismo se mostrando claramente.Não haveria algo melhor  para constestar este racismo do que uma candidatura de um negro.Azar dos racistas.Quem promove violência favorece aos bons.

Seria realmente muito importante,para catalisar as necessárias reformas de apoio ao negro brasileiro,uma candidatura deste tipo.E não há porque fugir destas ameaças à democracia,quando se trata de uma autoriadde que é responsável por ela.Mais do que isto, é uma necessidade.O Ministro deveria ter lutado,se estas ameaças têm a ver com o mensalão,desde sempre,desde o inicio do processo,não só para fazer justiça,mas também para lutar no plano social,antropológico,mental,do Brasil e mostrar a quem é contra o progresso que “os bons começam a fazer alguma coisa”,que “ as pessoas de bem têm a mesma força dos canalhas”.

Ainda que o Ministro não quisesse se candidatar,por razões pessoais,admissíveis,na luta contra a ditadura pequena e permanente ,era imprescindível ser mais profundo para exercer a função de Juiz do Supremo  integralmente;neste caso  atitude política era  aceitável,porque ninguém tem o direito de conseguir as coisas “ no cacete”,como se está dizendo correntemente.

Outra coisa há que se destacar:como o PT ,que foi acusado frontalmente e parece ter de fato acuado ,no espaço público ,a figura do cidadão Joaquim Barbosa,não vem à público,no mínimo,se colocar contra estas formas de violência  partidária?Como não deu ordem para que não fizessem?Estamos banalizando a violência?Para  mim o PT legitimou.

O Brasil está em perigo,porque estão lado a lado,a leniência do cidadão e a violência do criminoso do dia-a-dia.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário