sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Nova Série

Amigos,vocês sabem que  este blog trata do conhecimento.Do conhecimento em muitas de suas manifestações.Eu me interesso,como sei que vocês   também,pelo  conhecimento,onde  ele estiver.E também,vocês têm  notado  que tenho iniciado algumas séries   temáticas,como a das "Grandes Batalhas  da  História".Assim  sendo,hoje  eu tenho  uma nova série  para iniciar,que é " O Conhecimento na Arte Pictórica".Aqui,nesta  série,eu colocarei  tudo quanto é conhecimento  ,claro ou oculto,que sai  das grandes obras dos grandes pintores.E escolhi  o conhecimento oculto de determinadas épocas porque estes conhecimentos eram ,de fato,verdadeiros e enquanto tais,punham  em perigo a ordem  estabelecida e  os artistas.
O  primeiro artista e que sempre me instigou  a vida toda foi Hieronymus  Bosch exatamente por ele enviar  mensagens  cifradas  de significados revolucionários  para a  época mas válidos  até  hoje.Há antecipações surrealistas e sexuais  que  ainda impressionam  deveras a quem  vê as suas obras.
Vejamos  um detalhe desta pintura :
 

Observamos do  lado superior  esquerdo  um símbolo eminentemente sexual,mas a construção da figura indica partes  do corpo,que,aparentemente,nada têm a ver  com a sexualidade masculina,que,me  parece estar representada ali.

Ao  longo dos dias,seguindo as postagens ,eu falarei sobre o que os críticos entendem ser  estas figuras,com as mensagens  subliminares contidas nelas.
A do   meio ,por  exemplo,parece  ser  uma alegoria da criação  da humanidade,mas,como dizia  o outro,há  controvérsias.
Eu  os convido a fazer  este caminho comigo nas próximas postagens

Nenhum comentário:

Postar um comentário