segunda-feira, 2 de dezembro de 2013

Alexandre,o Grande.Da série "As Grandes Batalhas da História"


Amigos  eu ,como sabem ,sou professor de História,Ciências Políticas,História do Direito e Filosofia e Filosofia do Direito.Como  tal,quero  fazer  deste blog também um lugar para dividir(não transmitir)o meu conhecimento e por isto   inicio  aqui a série " As Grandes Batalhas da História",a primeira das séries   que quero oferecer  aqui e que quero transformar depois em livro.
Hoje  eu coloco o tema :as batalhas  mais importantes da História.Se o Ocidente é a nossa História,a nossa História comum que conhecemos,na minha opinião as maiores batalhas  da História são aquelas que fizeram ou salvaram o Ocidente de se tornar algo diferente daquilo que ele é hoje.
Para mim estas batalhas são as das guerras médicas na antiga Grécia,Platéia,Salamina,descritas por Heródoto,as quais ,garantindo a Grécia frente aos persas,garantiram o Ocidente.E as mais  recentes  e mais decisivas são as do front russo ,1941-45,porque evitaram que o mundo se tornasse nazista.
Eu acrescento também,com algumas ressalvas,a Batalha de Poitiers  em 715 porque evitou que o Ocidente se  tornasse muçulmano.Digo com ressalvas porque acho-a muito superestimada,mas ,por agora,não tratarei dela.  
Quero,neste inicio de série,tratar  do papel  de Alexandre ,o Grande e das batalhas de seu périplo,porque elas também  têm importância na continuidade da  Grécia  e do  Ocidente e porque põem no seu devido lugar a figura heróica de Alexandre,sendo esta colocação um elemento decisivo desta  análise ,que é o papel real dos fatos  históricos e de como as versões  adquirem ,às vezes ,mais importância  do que eles.
Alexandre só é importante na medida em  que preservou o Ocidente.Alexandre é  resultado de toda  a preparação que seu pai,Filipe II, fez antes dele,sendo apenas um seu continuador.
Filipe II resolveu  um problema que vinha se colocando   diante dos gregos,ameaçados pelos persas,desde 100 anos antes.
Pouca gente sabe que  os gregos tentaram através do General Xenofonte(aquele mesmo amigo de Sócrates)vencer os persas,não o conseguindo e tendo que voltar dramaticamente para a Grécia,relato que foi feito pelo próprio  Xenofonte, num livro célebre,comparado por muitos,no Brasil,a "Os Sertões",a "Anabasis".
No filme de  Oliver Stone e em muitos documentários fica parecendo que  tanto  Filipe quanto seu filho,invadiram a Pérsia  somente por desejo de glória e conquistas,mas os gregos perceberam,depois de Xenofonte,que se não destruíssem de vez os Persas,estes os  destruiriam,acabando(sem  o  saber)com o Ocidente.
Os  macedônios  descobriram  a arma decisiva  para vencer os persas,a falange macedônica:






e os gregos se colocaram a questão de entregar o comando     dos exércitos gregos a eles.Para uns,como Isócrates,isto era  necessário  para garantir a liberdade grega;para outros,como Demóstenes,era o fim da liberdade grega,que foi o que aconteceu(tendo Demóstenes morrido no exílio).
Mas o fato é que com a atividade histórica de Alexandre e a destruição dos persas,o Ocidente continuou até aos   dias de hoje.Voltarei ao tema.

Nenhum comentário:

Postar um comentário