segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Lênin ou a ciranda dos ditadores


Nos últimos anos alguns pensadores juntam num mesmo balaio os ditadores do seculo XX,Franco,Mussolini,Hitler, Stálin e também Lênin.François Furet,no “ Passado de uma Ilusão” chega  ao cúmulo de chamar Lênin de o “ pré-hitler”.Há alguns atrás ,logo depois da implosão da URSS,o fantástico revelou algumas cartas nas quais Lênin exigia que a revolução matasse em postes alguns burgueses e dizendo que a “ nossa revolução parece pudim de leite”.

Sempre foi uma tática do ocidente atribuir os males da humanidade a determinadas figuras que ficam,depois de mortas,como as únicas culpadas das coisas que aconteceram .Isto é muito conveniente para aqueles que contribuíram também   e sobreviveram.Isto é uma consequência da historiografia anglo-saxônica,o culto dos heróis de Carlyle,que atribuem qualidades excepcionais aos personagens históricos sem ver as circunstâncias,a moldura em que estes fatos se deram.
A segunda guerra é só culpa de Hitler,os males a da humanidade,de Lênin e Stálin.
Eu concordo que é preciso separar o socialismo da violência.Sempre fiz mentalmente esta separação,mas na prática isto não aconteceu.Contudo,culpar e acusar Lênin e outros,de tudo, não me parece ser senão esta tática ocidental de esconder as suas responsabilidades  em alguns destes fatos e com relação a fatos criados nele e por ele mesmo.
Napoleão é considerado o maior homem da França,mas ele cometeu crimes contra povos e pessoas iguais aos daqueles jogados nas costas dos bolcheviques.O ocidente só se refere ao crime contra o Duque d´anghien,mas Napoleão ,quando sofreu o atentado em 1803,atribuído à direita,aproveitou não só para matar o duque,responsabilzado falsamente pelo acontecido,mas também os jacobinos,a quem tanto devia quanto a sua ascenção política.Ele os colocou num navio para Madagascar e este afundou no caminho,um tipo de crime que é atribuído também a Stálin,duzentos anos depois,em inicio de carreira.
Na Espanha e na Rússia o exército napoleônico cometeu imensos crimes e ninguém se refere a nada disto,Napoleão é identificado à França  e tem homenagens post mortem.

Se é verdade que Lênin quis enforcar burgueses em postes,é preciso ver que ele se referia a uma burguesia que explorava crianças nas minas de carvão e que não queria negociar com a classe operária.
Além do mais frases violentas deste tipo são tidas no ocidente como prova de luta pela liberdade,como é o caso da famosa frase de Diderot,”só haverá justiça quando o último aristocrata for enforcado em postes na tripa do último padre”.
Os desastres da Guerra de Goya
 
Acusa-se Lênin de ter dado a ordem de matar a família Romanov,às escondidas(Trotski afirma isto na “ História da Revolução Russa”),mas os puritanos não fizeram o mesmo com o rei Carlos I Stuart?Isto não causou danos à sua família?Sem falar no caso do Rei Luiz XVI,de seu filho Luiz XVII,que morreu na prisão.Quando a burguesia faz revolução é justo,é bonito,quando a classe operária faz é crime,é monstruosidade.
E também,muitos líderes adorados em muitos lugares admitem e admitiram formas de violência,de tortura e são seguidos até hoje.
De Gaulle não fez nada para impedir que os argelinos fossem torturados na defesa do país deles.Aqui no Brasil colocamos estátuas para Getúlio Vargas que criou uma polícia especial,cuja maior aptidão era a tortura.
Eu não discuto Lênin.Não aceito o fato de se haver associado o socialismo com as violências e práticas do passado(pra quê a mùmia Lênin lá?),pois isto retira a vantagem moral do movimento e o seu caráter de novidade,mas se vamos discutir as suas ações,nós temos que discutir todos os personagens e a história e discutir um novo modo de fazer política,principalmente daqueles que querem construir a utopia,o bem da humanidade.
Não tem sentido pessoas de esquerda apoiarem,por realpolitik,Armadinejad ou Saddam.Nós temos  que sair da Realpolitik e construir uma social politik,e ir da paz à paz.
Getúlio,nosso pai

Nenhum comentário:

Postar um comentário