segunda-feira, 8 de abril de 2013

A transição em Cuba


A verdade é que é inevitável a transição em Cuba.A grande tarefa dos povos latino-americanos ,e porque não africanos, é assegurar que não aconteça em Cuba aquilo que aconteceu em alguns países socialistas,em que a mudança de regime foi usada por máfias para enriquecer e manipular de uma forma ainda mais feroz, o povo.
Quando o papa João Paulo II lá esteve ,na década de 90, pensei que Fidel iria desencadear esta transição,mas não foi o que aconteceu,tudo foi usado para manter o  regime.Quando Fidel transferiu o poder para seu irmão Raul,esperanças ficaram no ar.
Perdeu-se uma oportunidade muito boa de não cair nos problemas de transição dos antigos países socialistas.Em todos os processos de transição corre-se o risco de determinados setores da sociedade,oportunistas,e com força,militar,ou mesmo política(ou as duas juntas) tomarem o poder. A insistência em não fazer a transição ajuda a ocorrência destes erros,porque o antigo regime decai cada vez mais e os processos de sobrevivência destes etores se torna cada vez mais forte.A transição se põe independentemente da melhor boa-vontade dos governos.O uso da força só dá a medida da dificuldade.Nem se venha com esta história de comparar com a China,porque lá houve uma abertura,ainda que econômica.
Cuba está fechada no estatismo,e na ideologia do assistencialismo,que é melhor do que o individualismo,mas igual a esta,cria distorções difíceis de superar e cuja manutenção só aprofunda a necrose.
A demora na transição degrada e na degradação  outras soluções de força,quiçá mais perversas ,vicejam.
Na Polônia,na Hungria,na Tchecoeslováquia,onde movimentos baseados fortemente na sociedade civil  este problema foi evitado.Nas sociedades sem isso e com partidos comunistas mais autoritários (ainda),foi o que se viu.
Lembrando novamente a presença do papa João Paulo II,talvez fosse melhor fazer uma transição só com a igreja católica e entregar o poder a ela,para que com seu conservadorismo evite o retorno dos cassinos e da prostituição.Dentro de uma escala de valores talvez tenha que se fazer esta concessão.
Mas o pior de tudo é permitir que a direita,representada entre outros pela blogueira Yoani,tome o leme,porque aí aquilo que a direita já tinha deixado em Cuba antes de 59 voltará com mais força.

Nenhum comentário:

Postar um comentário