segunda-feira, 25 de junho de 2012

O fazer política

Amigos,estou aqui de volta para retomar as minhas postagens e compartilhar com vocês,idéias.Este lado do blog é para idéias pessoais,políticas e culturais.Não escondo o meu interesse político,mas o separo das atividades profissionais que estão do lado direito do blog.
Espero que compreendam esta divisão e não se sintam impactados com ela.Faço isso apenas para me  colocar diante de vocês sem nenhum véu.
E também porque a minha atividade profissional tem muito a ver com a política e vice-versa.A mediação que associa estes dois momentos é a da cultura.
A cultura é definida como tudo aquilo que é produzido material e espiritualmente pelo homem,por suas mãos ou por sua consciência.Não existe uma divisão absoluta entre este termos,portanto:profissão,cultura e política,não nessa ordem necessariamente.
A compreensão de si mesmo se dá na cultura,que oferece a possibilidade  de escolha profissional e daí a capacidade crítica de intervenção política.
O elemento decisivo da política,a meu ver,é  a cidadania e a condição de intervenção completa do cidadão é o seu interesse em contribuir produtivamente para a sociedade e isso não exclui a juventude que estuda,pois ela o faz pensando em produtividade no futuro.E daí a possibilidade direito de intervenção política se fundamenta.
Digo possibilidade porque fazer política,no espaço público, é uma escolha.Mas a verdade é que como Aristóteles disse há dois mil anos,o homem é o " zoon polítikon",o " animal político".Na sua gregariedade,que se manifesta nas relações sexuais,na família,está presente a política,a persuasão,o convencimento,o direito,as carências e necessidades que são o fundamento do fazer crítico da política no plano público.
Pois fazemos política para defender o direito pleno de satisfação destas carências,para defender nossas necessidades e  exigir respeito aos nossos valores.Mas acima de tudo,nós fazemos política para obter retorno do nosso esforço de contribuição pelo trabalho.Se contribuímos temos o direito de exigir,inclusive a melhoria coletiva das condições de existência e dentro dela,a melhoria da condição individual.