segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O Papel da Filosofia

Uma das questões mais importantes de minha atividade de professor de filosofia e que tive que enfrentar sempre foi a  da sua utilidade.A Filosofia é tida como algo que só pode ser  exercitado por vagabundos com dinheiro.Contudo este tipo de visão me parece nos reportar a um erro que o senso-comum tem em relação a ela e que foi difundido pelo cientificismo do mundo moderno,segundo o qual discutir sexo dos anjos ,a relação da alma com o corpo são inúteis,bem como a natureza de Deus e sua existência mesmo.
Até crentes de diversas religiões reproduzem este pensamento,mas eles não sabem,como a maioria não sabe ,que o fundamento de suas concepções está na filosofia.Não há uma religião que não tenha no pensar filosófico a sua base.
Até as religiões africanas têm ligação com o pensamento,que é matéria da Filosofia.
O senso-comum,não afinado com a  religião ,também por outras razões ,acusa a filosofia.O cientificismo do século XIX afirma que só os saberes úteis,quantitativos,com uma expressão econômica imediata ,são importantes.Ele repete um conceito que já era comum na Igreja Católica da Idade Média,para quem a filosofia deve se submeter a uma coisa mais importante do que ela e que a deveria dirigir.
No caso da Igreja,Deus,evidentemente intercedido por ela.No caso do cientificismo a utilidade com relação à vida é o princípio diretor da atividade filosófica.Menos que isso,para a ciência a filosofia nem devia existir.
Acrescento um outro utilitarismo recente,que bem pode ser associado ao cientificismo:o marxismo.Só que este tem uma maneira mais refinada de  dizer que a filosofia nem devia existir,afirmando que,como a literatura,a filosofia é um divertimento que alivia o sofrimento mas deve deixar a solução dos problemas para o...marxismo.
A filosofia,no entanto,estabeleceu as bases das religiões como já disse.Estabeleceu os princípios do pensamento e da linguagem que permite a muitos dizerem estas baboseiras.Sem isso a ciência não podia ser feita.
A Filosofia como qualquer saber humano erra e comete até erros com consequências ruins para a humanidade,mas isto não é privilégio dela,porque foi a ciência que dotou os homens de instrumentos de destruição de massa;foi a religião quem criou as fogueiras da inquisição e foi o marxismo quem permitiu em seu seio alguns dos maiores carrascos das pessoas inocentes ,de Stalin a Pol Pot.

Nenhum comentário:

Postar um comentário